Jayme Ferreira Landim nasceu em Campos em 12 de novembro de 1896. Formou-se em Direito.
“Grande advogado, criminalista, um dos maiores do Estado do Rio, numa época em que Campos possuía grandes profissionais na área do Direito. Formou junto com Godofredo Saturnino da Silva Pinto, a dupla mais alta das letras jurídicas fluminenses. Era sempre “ex – adversus” de Godofredo Pinto. Dele o diplomata Jaime de Barros dizia, em seu livro de memórias “ Chão da Vida”, ter ouvido do Ministro Orozimbo Nonato, presidente do Supremo Tribunal Federal, que o maior advogado que tivera pela frente ter sido precisamente ele, Jaime Landim.” (RODRIGUES,1988, p.334).
Sua incursão pela política foi curta, não o seduzindo por muito tempo. Eleito vereador, Presidente da Câmara e deputado estadual. Logo abandonou a carreira política.
Cita (CARVALHO 1988, pp.185,186), “Jayme Landim foi o escudo em que se ampararam diversos homens públicos de nossa cidade, quando das tentativas iniciais de desagregação do Município ou quando alguns políticos se viram ameaçados em seus direitos.”
“Faleceu o Dr. Jayme Ferreira landim, no dia 27 de agosto de 1983, na cidade do Rio de Janeiro, sendo sepultado no cemitério São João Batista.” (CARVALHO 1988, pp.185,186),
Fontes: https://www.camaracampos.rj.gov.br/novo/index.php/sdfdsfsdf/57-camara/1148-jayme-ferreira-landim (acesso em 22 mai. 2024)
RODRIGUES, Hervé Salgado. – Campos - Na Taba dos Goytacazes. Niterói: Imprensa Oficial. 1988.
CARVALHO, Waldir P. – Gente que é Nome de Rua – Biografias, 1988, vol.2.